Últimos Posts

03 março 2013

Resenha - @mor - Daniel Glattauer





Autor:

Daniel Glattauer


Editora: 
Suma de Letras


Ano: 2012     


184 páginas








Sinopse: 
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista.
Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.
Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.
A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe.
O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.


RESENHA:

A história de Emmi Rothner e Leo Leike começa devido a um erro no endereço eletrônico, já que havia uma semelhança, entre o endereço de Leo e o da resista que Emmi queria cancelar a assinatura.
Emmi é casada e vive um relacionamento estável e até então parecia tranquila e feliz. Leo terminou recentemente um relacionamento, que lhe deixou algumas cicatrizes. 
Ambos depois de algum tempo começam a trocar e-mails. Aos poucos, eles tem a conotação de desabafo, com pitadas bem humoradas, momentos de sedução, ironia e “alfinetadas”!

“Assunto: Falta algo

Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades. 2)Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!
Emmi”          - página 16

A troca de emails que passa de algo sem compromisso a uma necessidade e dependência mostra também a curiosidade em se encontrarem, mas também o medo que o encanto se quebrasse.
Gostei do personagem Leo, por sua ponderação, humor e bom senso, não que a Emmi não tenha seus encantos.
O final, ah o final... nem vou comentar!!! @mor terá continuação, um segundo e último livro.
Eu não tinha muito interesse em ler este livro, pelo fato da história acontecer entre troca de emails, porém como li algumas resenhas positivas em outros blogs, acabei dando uma chance ao livro. 
Um livro de linguagem simples e fluida, com uma história não convencional, que prende a atenção, mas não conseguiu fazer com que me apaixonasse, mesmo assim indico, foi um bom passatempo.
Leia e veja que opinião terá a respeito desta história sobre uma paixão virtual!


Beijos a todos e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------