Últimos Posts

03 julho 2014

Resenha - Claros Sinais de Loucura



Autora: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 256



Sinopse:
Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.

"Cativados pela premissa dessa história comovente, os leitores vão se encantar com a corajosa protagonista e o desenrolar de seu verão." - Kirkus Reviews

"Uma personagem introspectiva cuja voz, intercalada as cartas e definições de palavras absorve completamente os leitores." - School Library Journal
"Uma história com claros sinais de excelência." - Booklist

Minha opinião

Uma história no mínimo inovadora e envolvente! Para compreender e emocionar!

O livro é narrado em 1ª pessoa pelo ponto de vista da personagem Sarah Nelson de 11 anos. 
Na história de Sarah há uma tragédia familiar que marcou profundamente sua vida e de seu pai. Isto fez com que precisassem mudar de casa, para fugir do asssédio, curiosidade e comentários inconvenientes. Uma tentativa de seu pai em protegê-la e de levarem uma rotina sem interferências dolorosas e de alto custo emocional.
Normamente qualquer garota nesta idade prefere não ser o alvo da atenção das pessoas, principalmente entre os colegas da escola, mas para Sarah este desejo é ainda mais difícil! 
Ao longo da leitura mergulhamos profundamente nos anseios, necessidades, medos e angústias desta pré-adolescente, construídos sensivelmente e de forma talentosa pela autora. É praticamente impossível não desenvolver empatia por Sarah! 
“É isso o que eu sou. Uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir, mas tem medo de voar”.
“O gene da loucura está criando raízes, fundando uma cidade dentro de mim. Ruas perto dos meus pulmões. Um parque ao lado do coração. Montanhas russas em volta do crânio”.
Conseguimos no desenvolvimento da história compreender com perfeição a maneira desta jovem pensar e tentar adaptar-se à sua condição de vida e ao que “restou” emocionalmente de seu pai. 
Um livro que parece ser para somente o público jovem, mas pelo contrário, ensina e entretém a todos que se interessarem por conhecer o íntimo de uma garota inteligente e exuberante de sentimentos, independente da faixa etária. 
“E há montes de livros que não li, mas posso esperar. Livros não estragem. Não azedam como leite, que é preciso beber dentro do prazo de validade.”

Recomendo muito a leitura!

Beijos!!!

Annamaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------