Últimos Posts

28 setembro 2015

Resenha: A Garota no trem


Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Ano: 2015
Páginas: 378

Sinopse:
A Garota no Trem - Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, o thriller psicológico The Girl on the train, de Paula Hawkins, surpreendeu até mesmo seus editores e a própria autora, nascida e criada no Zimbábue, que vive em Londres desde os 17 anos: em menos de um mês, o livro – que vem sendo comparado pela crítica a uma mistura de Garota exemplar e Janela indiscreta – ultrapassou a impressionante marca de 500 mil exemplares vendidos e alcançou o primeiro lugar nas listas de mais vendidos em todos os países em que foi publicado (Reino Unido, Irlanda, EUA e Canadá) desde seu lançamento em janeiro. A trama, que gira em torno do desaparecimento de uma jovem mulher, com três narradoras femininas duvidosas, conquistou fãs como o mestre do mistério Stephen King, que publicou em sua conta do Twitter que o “excelente suspense” o manteve acordado a noite inteira: “a narradora alcoólatra é mortalmente perfeita”. 

O livro segue uma linha de recentes sucessos literários de uma nova geração de autoras que vem redefinindo as convenções do gênero policial, com personagens femininos complexos que fogem do estereótipo de vítimas ou megeras, e tramas que criam suspense a partir de evoluções psicológicas sutis e dinâmicas ardilosas do casamento e relacionamentos. Com os direitos vendidos para 37 países e uma adaptação para o cinema em andamento pela Dreamworks, o romance será publicado no Brasil pela Editora Record em junho, com o título A garota no trem.


Resenha:
Fantasiando algo desejado!

Livro de estréia da autora Paula Hawkins, com grande sucesso no exterior, figurando nas listas dos mais vendidos.

Diariamente Rachel utiliza o trem para ir ao trabalho. Durante o trajeto, principalmente nas paradas do trem, observa as casas, uma em especial, que a leva a fantasiar a rotina e relacionamento de um casal, de forma praticamente obsessiva, dando a eles inclusive nomes.

"Não consigo ver Jess e Jason esta manhã, e isso me deixa muito contrariada. Bobagem minha, eu sei. Percorro a casa com o olhar, mas não há nada para ver. As cortinas estão abertas no andar de baixo, mas as portas francesas estão fechadas, o sol refletindo nas vidraças. A janela-guilhotina do andar de cima também está fechada. Jason deve estar no trabalho. Ele é médico, acho, talvez trabalhe para uma dessas organizações internacionais."
O livro é narrado pelo ponto de vista de três mulheres que estão de alguma forma interligadas: Rachel, Megan e Anna,  porém predomina a personagem Rachel, que foi a única que me agradou, com grandes dilemas e conflitos pessoais, depressiva, com severos problemas devido ao uso do álcool e baixa auto-estima, provavelmente fruto de um passado mal resolvido. 

Na trama há um desaparecimento que envolve todo o desenvolvimento da história, o desvendar dos personagens, suas ligações,  seus dramas, bem como o mistério do livro.

O início se desenrola de forma envolvente, com pitadas de mistério, mas sinceramente não entendi, o burburinho em torno deste livro, motivo pelo qual me fez adquirí-lo. Considero uma boa história, com boa dose de originalidade, onde mescla dramas pessoais e de relacionamentos, suspense, e investigação. Infelizmente repetitivo em alguns momentos, tornando a leitura arrastada, com personagens de um modo geral pouco envolventes por causa da personalidade de ambas, mas bem construídas e lamentavelmente com um final previsível! 


Resenha difícil de ser elaborada, pois minha experiência de leitura foi contaminada pela expectativa de um excelente thriller e por uma ressaca literária, mas aguardei para fazer a resenha, reli algumas passagens e mesmo assim não considero um livro digno de tanta empolgação, somente uma história interessante, bacana em alguns momentos e morosa em outros. Longe de ser uma leitura eletrizante! Gostei, mas esperava muito mais!

Resenha em Vídeo

Beijos!

25 comentários:

  1. Eu li algumas resenhas que falavam que a autora entregava o jogo logo no inicio, o que eu acho muito ruim, porque perde a graça de continuar lendo, já que o leitor já sabe que ocorreu.
    Eu quero ler esse livro para poder tirar as minhas própria conclusões e porque a historia em si me chamou atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Um bom livro com certeza, só não foi fantástico para mim!
      Boa leitura e depois me conta!
      Anna

      Excluir
  2. Quando comecei a ler o post já fiquei super empolgada com o livro, mas depois de você dizer que não foi tão bom já não estou com tanta vontade de ler o livro. Porém acho que vou ler, já que estou curiosa para saber do que o livro realmente fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maisanara!
      Leia sim, tantos leitores curtiram , pode ser que você tenha impressões diferentes da minha.
      Boa leitura!
      Anna

      Excluir
  3. Quando fiquei sabendo deste lançamento fiquei bastante empolgada, devido a sua sinopse e este gênero que acho bem "eletrizante".Gostei de conferir tua resenha, pois gosto de livros assim, com este mistério, creio que sua alta expectativa desmotivou um pouco tua animação ao livro ( e isso acontece bastante). Ele já esta na lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mih!
      A grande expectativa é complicada, estava muito ansiosa pela leitura deste livro, foi bacana, mas esperava mais!
      Boa leitura!
      Anna

      Excluir
  4. Tem que sempre começar o livro sem expectativas para não se decepcionar. Pretendo ler esse livro assim, sem expectativas.
    Achei a historia boa, tem um suspense interessante e quero desvendar esse mistério.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelis!
      Que você fique empolgada com este livro, beijos!
      Boa leitura!
      Anna

      Excluir
  5. Anna!
    O livro tem um mote interessante e até me identifiquei um pouco porque gosto de parar em determinados lugares e ficar observando o comportamento das pessoas.
    Curiosa estou demais, vamos ver se consigo ler e ver o que acho.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!
      A premissa é muito boa, quero saber sua opinião sobre o livro!
      Beijos e boa leitura!
      Anna

      Excluir
  6. Eu já li muitos comentários que diziam que esse livro não era isso tudo que diziam. Eu já sei mais ou menos o mistério do livro e estou bem curiosa para saber o que realmente aconteceu.
    Compararam esse livro com Garota Exemplar mas eu não acho que seja isso tudo não.
    Bom lerei e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaísa!
      Eu não li Garota Exemplar, então não posso fazer comparações, mas digo que o livro é bom, mas não foi impactante pra mim.
      Boa leitura!
      Anna

      Excluir
  7. Oi, Anna. Fico triste por ter sido uma estória não digna de tanta fama para você. Confesso que meu maior interesse por este livro é por conta do seu gênero e da recomendação relacionando-o com Garota Exemplar. Outros aspectos que me interessam muito são o mistério e a divisão de pontos de vista pelas personagens Rachel, Megan e Anna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro!
      Isto acontece, criamos expectativas, mas nenhum livro será espetacular para todo mundo!
      Quero saber sua opinião depois que ler!
      beijos!
      Anna

      Excluir
  8. adorei a resenha se o livro ainda não estava nos meu desejados, agora já está! Nao conhecia o livro ainda e nem autora mas já gostei, espero que ela tenha mais livros desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanoelle!
      O livro é bacana, uma história diferente, só não fale ficar com uma MEGA expactativa, kkk!
      Beijos e boa leitura!
      Anna

      Excluir
  9. Não sei se esse livro é muito meu estilo de leitura,mas eu fiquei muito curiosa sobre o que houve com a "Jess". Não sei se eu leria esse livro,mas que pena que você não gostou de algumas coisas do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela!
      A leitura valeu a pena, só não correspondeu a expectativa de ser um livro maravilhoso ou impactante!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  10. Oi!
    Fiquei muito curiosa sobre esse livro, gostei bastante como as historias se ligam e o modo que a cada vez mais ficamos mais envolvidos e mais curiosos, e quero muito ler !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!
      Há uma rede de ligações nesta história, reveladas ao londo de todo o enredo. Depois que você ler, conte o que achou!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  11. Adorei sua resenha em vídeo, e eu estou muito curiosa em relação a história desse livro, acabei comprando ele na empolgação por que achei que era muito bom, ainda não li, mas pretendo ler em breve, espero não me decepcionar com a história.

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha em vídeo, e eu estou muito curiosa em relação a história desse livro, acabei comprando ele na empolgação por que achei que era muito bom, ainda não li, mas pretendo ler em breve, espero não me decepcionar com a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariele!
      Muito obrigada!
      Lhe desejo uma ótima leitura e depois me conte suas impressões sobre o livro!
      Beijos!
      Anna

      Excluir
  13. Anna que interessante minha mãe trouxe um exemplar quando voltou da Inglaterra. Comprou na parte dos best sellers. Me empolguei mas depois desanimei qdo ela me disse que o livro deixava a desejar. Agora leio sua resenha com a mesma opinião. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!!!
      É uma pena! Tinha grandes expectativas para este livro, queria ter experimentado uma leitura maravilhosa, mas não foi bem assim, um livro bacana, mas longe de ser incrível!
      Beijos e boas leituras!
      Anna

      Excluir

© Árvore dos Contos - 2013 | Desenvolvido por Ateliê Juband | clique aqui para adquirir seu blog personalizado
--------------------------------------------------------------------------------------------